Não sei se você já teve ou ainda tem interesse em fazer concursos, mas acredito que já tenha tido alguém na sua família ou alguém muito próximo que já o incentivou a isso, não é mesmo? Já pensou, ou ainda pensa em fazer concursos, mas ainda não sabe se daria tempo de ser aprovado, ou se isso seria para você? Se alguma dessas perguntas faz sentido para você, continue lendo, pois nesse texto vou falar sobre alguns detalhes importantes, se o seu perfil pode ser compatível com essa área, e se isso ainda pode valer a pena para você. Bora lá!
Concorda comigo que o termo “servidor público” é algo muito genérico? Descobrir se o seu perfil se encaixa ou não em algo tão vago, sem nos questionarmos sobre outras questões, seria um tanto difícil, não é verdade? Então vamos falar um pouco sobre quais seriam alguns pontos importantes que você deve considerar ao fazer essa avaliação, e saber se deve ou não seguir adiante com essa ideia e começar ou não a sua preparação para algum tipo de concurso.
1º – Necessidades: Qual é a sua necessidade? Você precisa de um emprego rápido ou pode esperar por um? Consegue se manter com pouco ou precisa de um salário bem acima da média para se manter e sentir satisfeito? Cada pessoa possui necessidades distintas, que podem ou não ser supridas dentro do setor público, e isso vai variar de acordo com o tipo de vida que se almeja ter.
2º – Interesses: Possui interesse num emprego fixo, com lotação fixa? Segurança e estabilidade despertam o seu interesse? Ter uma remuneração fixa, muitas vezes acima da média do mercado, chama sua atenção? O serviço público ainda pode oferecer tudo isso, porém as atividades e salários mudam totalmente de acordo com cada cargo, órgão, e cada caso, e o dinheiro que se ganha pode ou não ser suficiente para suprir suas necessidades ou ambições.
3º – Cargo: Cada cargo tem as suas atividades específicas, umas mais complexas, outras mais simples, porém sempre distintas de acordo com cada função que se pretenda exercer dentro do setor público. Cargos de nível superior costumam pagar mais que os de nível médio / técnico, porém existem casos em que pode compensar mais financeiramente fazer um concurso de nível médio ou técnico para um determinado órgão (Judiciário Federal, por exemplo), que um um nível superior para outros órgãos (Educação Municipal, por exemplo).
4º – Carga horária: A carga horária varia em cada caso, dependendo da área que se atua, especificidades do cargo, legislação do órgão, estado ou município, atividades que se desempenha, se há ou não atendimento ao público, etc.
No geral se trabalha 40 horas semanais (sim, é isso mesmo! rs), porém alguns órgãos possuem jornadas flexíveis por conta das atividades desempenhadas. Professores e profissionais da área da saúde costumam ter horários diferenciados, podendo trabalhar até 16 horas semanais, ou menos (fica a dica para quem quer trabalhar menos).
5º – Salário e benefícios: Dinheiro ainda é algo que desperta muito o interesse das pessoas quando elas pensam em fazer algum concurso público, mas saiba que nem todos os funcionários públicos ganham bem. Conforme citei antes, o salário, benefícios e carga horária variam de acordo com cada caso, então existem aqueles que ganham “bem” e também os que ganham “mal”.
Em ambos os casos existem pessoas satisfeitas, que fazem bem as suas funções, que procuram ajudar os outros, são queridas e admiradas. Porém, em ambos os casos, também existem aquelas pessoas insatisfeitas, que trocam o seu tempo por dinheiro, e até mesmo se corrompem por ele (praticamente todos os dias saem na mídia vários casos de corrupção, acho que isso não é novidade para ninguém).
Então, devo estudar para concursos?
Para quem ainda não sabe, sou concursado atualmente e tenho experiência suficiente no setor público para saber (e afirmar) que não existe uma resposta certa para essa pergunta, até porque isso vai variar muito de acordo com o perfil de cada pessoa e o momento que cada um está vivendo. Caso o seu coração indique que deva seguir por esse caminho, desejo a você boa sorte, e espero que esse breve texto tenha sido útil de alguma forma para que você possa ter chegado um pouco mais próximo da sua melhor decisão.
Independentemente da sua escolha, saiba que inevitavelmente haverão dificuldades e frustrações pelo caminho, que poderão até desanimar você, mas que serão essenciais para o seu crescimento e para que você se torne uma pessoa e profissional melhor (para você mesmo e os outros) num futuro próximo.
Espero que tenham gostado do texto. Em breve pretendo dar continuidade ao assunto e falar sobre outros detalhes, e conto com a ajuda de vocês para estarem sempre aqui acompanhando meus textos e me apoiando para que eu possa dar continuidade por aqui.
Obrigado! Até mais!