O quê nos permite ter foco (ou não ter), hoje em dia?

Fala meus queridos, tudo bem com vocês? Espero que sim! Nesse pequeno texto gostaria de escrever um pouco sobre algo que considero muito importante na minha vida, que é o foco, e sobre alguns pontos que o rodeiam e que me permitem tê-lo em alguns momentos e perdê-lo completamente em outros. Bora lá?

Hoje em dia estamos cada vez mais cheios de estímulos para nos distrair. São nossos celulares, computadores, aplicativos, internet, enfim, milhares de coisas que estão sempre presentes em nossas vidas e que, junto às nossas listas de afazeres, tomam o nosso tempo e tornam os nossos dias bem mais tensos e improdutivos do que gostaríamos que fossem. Em muitos casos, não somos os únicos culpados por isso acontecer, porém parcialmente temos sempre alguma responsabilidade sobre como lidamos com esses estímulos.

Ter foco é algo que, certamente, torna uma pessoa muito diferenciada hoje em dia. Num mundo onde todos parecem estar muito desfocados, ser multitarefa, ou seja, estar constantemente realizando múltiplas tarefas ao mesmo tempo parece ser um ideal de realização profissional que muitas pessoas buscam, porém que geralmente não proporciona um melhor retorno, tanto para essa pessoa, quanto para os outros. Estar constantemente girando em torno de diferentes frentes pode não ser a melhor opção.

Em minha experiência como pessoa e profissional percebo que geralmente tenho uma certa tendência a desfocar com alguma facilidade, assim como ter algum nível de dificuldade para poder parar e me concentrar logo depois que sou interrompido. Então, se eu estiver girando em torno de várias frentes, preciso parar muito mais vezes para retomar o pensamento e me concentrar, toda vez que necessito mudar o meu foco de uma atividade para outra.

Até ai beleza, nada de muito novo até aqui, mas e como fazer então para ter foco diante de tantas distrações e de tantas possibilidades hoje em dia nesse mundo digital?

Certamente, a resposta está mais ou menos entre saber priorizar as coisas certas e saber dizer não. Saber priorizar uma coisa em relação a outra é uma das chaves. Hoje em dia, o desejo de querer priorizar tudo e dar atenção para qualquer coisa, sem fazer uma certa reflexão antes, pode deixá-lo estressado, angustiado e não levá-lo muito longe. Deixar de dar atenção para algo, para poder dar mais atenção para outra coisa mais importante pode parecer um tanto quanto difícil num primeiro momento, mas é um exercício diário.

Exercício esse que eu mesmo tenho feito ultimamente, e que tem me ajudado a fazer pequenos progressos ao longo dos meus dias. Uma outra chave para se ter foco, e essa é muito mais importante e difícil na minha opinião, é saber dizer não. Saber dizer não para uma atividade que você deseja fazer, porque sabe que isso pode levá-lo a ter problemas em outras atividades que você já se comprometeu, ou simplesmente deixar um desejo de lado para poder manter-se alinhado com algo que você realmente considera importante.

Na prática, é muito mais difícil do que simplesmente dizer não, pois tem haver com sonhos, desejos, compromissos, e muitas vezes envolve outras pessoas. Essa segunda chave, que é a de dizer não, certamente é a mais difícil para mim, mas também é a que eu sinto que seja a mais importante para a realização de determinados objetivos (ou sonhos, como preferir) em nossas vidas. Essa é a capacidade de deixar de fazer aquilo que não deseja, ou que deseja, para priorizar outra coisa ainda mais importante nesse momento.

Essas são as duas chaves para o foco que eu gostaria de compartilhar. Confesso que ainda não dominei nenhuma das duas de forma plena, mas pretendo exercitá-las e torná-las cada vez mais presentes em minha vida.

Você também tem dificuldades para manter o foco? Se sim, já deixa nos comentários qual é a sua maior dificuldade.

Um abraço queridão e queridona, e até mais.

Publicado por Caian Soares

Venho por meio deste Blog compartilhar aprendizados que pude extrair das diversas situações que vivenciei, e que certamente poderão ajudá-lo(a) a ser bem sucedido nas suas atividades, ou evitar que alguns problemas mais sérios possam acontecer.

Deixe um comentário