Só o ensino superior é suficiente?

A educação é uma ferramenta que deveria nos proporcionar algum nível de acesso a lugares diferenciados, sermos mais bem remunerados, e termos uma perspectiva de vida um pouco mais positiva, porém nem sempre é isso que acontece. Muitas vezes o problema está em nós, que não sabemos utilizar as ferramentas que nos são oferecidas, porém, em muitos outros momentos, o problema não está em nós, mas sim justamente nas ferramentas que não nos são oferecidas.

Uma pessoa comum pensa que vai se tornar um indivíduo reflexivo, pensante, capaz de formular soluções para as demais pessoas através da educação formal, mas a educação que nos é dada nas universidades pode não ser exatamente a melhor solução para os nossos problemas. Caso não seja bem planejada, a formação pode ser muito mais um caminho para o aprisionamento profissional, do que para a conquista da liberdade, felicidade e realização profissional, que tantos buscam.

Isso acontece porque a formação tradicional nos prepara para sermos trabalhadores, vendermos o nosso tempo por dinheiro, e não para sermos pessoas livres e utilizarmos o nosso tempo e dinheiro a nosso favor. Somos preparados para servir, trocar o nosso tempo pela remuneração, e não para sermos pessoas livres, capazes de construir o próprio destino, de exercer algum nível de influência, e principalmente de realizar mudanças significativas em nossas próprias vidas ou até de terceiros.

Claro que isso não acontece somente porque a nossa formação superior está preparando pessoas apenas para o mercado de trabalho, também existe uma questão cultural no nosso país, afinal as pessoas normalmente buscam um emprego e desejam ter algum nível de segurança e estabilidade. O problema não está na busca pelo emprego, mas no pouco preparo que costumamos receber para lidar com situações que são muito mais relevantes do que imaginamos, tais como o empreendedorismo.

Empreender não é o desejo de todos, mas sempre foi uma saída para a falta de emprego ou de oportunidades mais concretas no mercado tradicional. Se você não encontra uma oportunidade, empreende. Agora, qual é o seu preparo para lidar com o empreendedorismo? Qual é o seu preparo para lidar com os riscos, com as emoções, com as pessoas? A formação tradicional te preparou para isso, ou será que tudo foi ignorado ao longo de todo o seu curso, como se não tivesse importância?

Emoções, relacionamentos, finanças, riscos, essas são algumas palavras que deveriam estar mais presentes nos cursos tradicionais, mas estão esquecidas, como se não tivessem nenhuma importância. Tudo bem, não precisamos nos adaptar, e até podemos pensar que tudo é como era antes, mas a realidade já nos pede algum nível de comprometimento com as questões emocionais, com o preparo emocional para lidar com as pessoas, com as frustrações, as adversidades e os riscos.

Sem isso, talvez fique impossível lidarmos com os nossos próprios problemas e, quem dirá, resolver os problemas dos outros, que é a razão de existir de qualquer tipo de negócio. Se não temos preparo para lidar com questões tão importantes como aquelas relacionadas à gestão das emoções, dos riscos, das finanças, como vamos conseguir empreender (corretamente), caso seja necessário?

Gostou do conteúdo do Post? Siga-me também nas redes sociais

Publicado por Caian Soares

Venho por meio deste Blog compartilhar aprendizados que pude extrair das diversas situações que vivenciei, e que certamente poderão ajudá-lo(a) a ser bem sucedido nas suas atividades, ou evitar que alguns problemas mais sérios possam acontecer.

Deixe um comentário