Final de ano: fracasso, sucesso e a definição de objetivos para o próximo ano

Antes de esperar pelo resultado positivo (que tanto deseja), aprenda a evitar qualquer tipo de situação que possa levá-lo a outra direção.

Escutamos muito sobre o que devemos fazer para termos sucesso na vida, mas muito pouco sobre o que não devemos fazer para não nos frustrarmos. A frustração é certa na vida, mas o nível de frustração que podemos ter pode ser maior ou menor. Se você quer evitar frustrações maiores, é essencial que tome alguns cuidados. Se você não se importa e acha que pode se arriscar, sem medo, tudo bem, mas tenha em mente que o seu prejuízo poderá ser muito maior, ou muito mais facilitado.

Quem é pessimista demais não faz nada, quem é otimista demais é sempre o primeiro a se frustrar. Não estou dizendo, de maneira alguma, que ser otimista não é algo positivo. Ser otimista é ótimo, mas o estrago que um otimista imaturo faz é muito maior que o de um pessimista, ou seja, dependendo do nível de maturidade que você possua, ser otimista pode ser um grande problema. O otimismo só poderá ajudá-lo se você tiver maturidade suficiente para entender que é falho, e que as suas previsões e expectativas podem estar erradas em alguns (ou até muitos) momentos.

Sempre fui um otimista, e as maiores frustrações da minha vida, sem dúvidas, foram justamente pela minha visão muito otimista sobre situações em que eu deveria ter sido mais cauteloso. Arriscar-se é necessário, mas arriscar-se sem planejamento é burrice. Quem planeja pode até fracassar, claro, mas quem não planeja tem chances muito maiores. Não estou afirmando que você não possa se sair bem em algo sem se planejar, mas estudar sobre um assunto aumenta muito as suas chances de êxito.

Pensamos no sucesso como sendo o oposto do fracasso, logo, se você evitar situações que possam levá-lo ao fracasso, naturalmente alcançará o sucesso (uma boa lógica, não é?). Talvez o sucesso seja justamente o resultado final de algo após as inúmeras tentativas sem êxito de consegui-lo. Logo, se você precisa suportar inúmeras tentativas sem êxito de alcançar o sucesso, é necessário que tenha fôlego suficiente para manter-se firme durante todo o processo, até atingir o resultado esperado. É um processo muito mais de resistência (como uma maratona) do que de velocidade (100 metros).

Pouco se fala sobre o fracasso, mas ele estará muito mais presente em sua vida do que o sucesso. As frustrações e os dias difíceis estarão mais presentes em sua vida do que imagina. Para que possa manter-se firme até alcançar os resultados desejados, será necessário que se torne uma pessoa inabalável. Críticas e insultos não poderão abalar você, ainda que venham de pessoas queridas e muito próximas (as pessoas nem sempre enxergarão o seu valor, mas você terá que confiar em si).

Estamos chegando numa época de recomeços, um novo ano se aproxima. Pode ser uma oportunidade de fazermos tudo igual novamente (e não há nenhum problema, caso esteja satisfeito), ou de mudarmos as nossas perspectivas e buscarmos algo diferente. Eu escolho a segunda opção, sem dúvidas. Não que eu não tenha motivos para estar feliz ou para me sentir grato pelas minhas conquistas, mas acredito, do fundo do meu coração, que posso e mereço ir mais adiante na vida.

Aproveite esse final de ano para renovar as suas esperanças. Deixe as coisas chatas que aconteceram para trás e permita-se sonhar novamente. É um momento de renovarmos as nossas esperanças, e de estabelecermos novos objetivos. Aproveitando que toquei no assunto, você já estabeleceu os seus objetivos para o próximo ano? Se ainda não, porquê não aproveita esse período de final de ano para listar as coisas que deseja conquistar no próximo ano? Quem sabe não possa ser um ano melhor?

Uma pessoa que não conhece os seus objetivos pode ter muito mais dificuldades em alcançá-los. Pode ser, até mesmo, que não os alcance, justamente por não listá-los e visualizá-los com alguma frequência. Se ainda não sabe como listar os seus objetivos, permita-se tentar. Preencha tudo aquilo que vier de positivo em sua mente e que seja possível de ser realizado num ano numa folha de papel (ou no computador) e mantenha essa lista, de forma organizada, num local onde possa visualizá-la com bastante facilidade (assim você estará sempre visualizando os seus objetivos).

Dessa forma, você terá a oportunidade de visualizar os seus objetivos sempre, avaliar onde está e aonde quer chegar ainda no próximo ano. Essa é uma etapa muito importante no seu planejamento, então a faça de forma muito criteriosa. Tenha muito bom senso neste momento para não listar objetivos muito abaixo do que deseja, por insegurança, ou muito acima do possível, por arrogância. Listar os seus objetivos pode ser uma tarefa bastante prazerosa, então a realize com tranquilidade.

Caso você tenha a mesma intenção que eu para o ano que se aproxima, continue acompanhando as minhas postagens aqui no Blog e conecte-se a mim nas minhas Redes Sociais

Publicado por Caian Soares

Venho por meio deste Blog compartilhar aprendizados que pude extrair das diversas situações que vivenciei, e que certamente poderão ajudá-lo(a) a ser bem sucedido nas suas atividades, ou evitar que alguns problemas mais sérios possam acontecer.

Deixe um comentário