Qual a importância do autocuidado?

Fala meus amigos, como vocês estão? Tudo na paz? No post de hoje eu vou falar sobre um assunto muito importante, que é a importância do autocuidado.

Foto por RODNAE Productions em Pexels.com

Ultimamente a minha rotina tem andado corrida, como a de muitas outras pessoas que tem uma rotina semelhante. São tarefas de casa por fazer, compromissos do trabalho para dar conta, atividades de estudo para entregar. Diante de todas essas situações, que não são nada simples de se administrar, é perfeitamente possível que nos coloquemos em último lugar diante de todas as tarefas que precisamos realizar durante a semana. Essa é uma tendência que podemos seguir, e isso pode nos deixar numa situação um tanto desconfortável.

Quando colocamos nossas tarefas em primeiro lugar, consequentemente nos colocamos em segundo, e isso pode prejudicar o nosso bem estar e a nossa saúde mental. Eu não sei quais são as suas prioridades hoje, mas manter a sua saúde mental em dia é de extrema importância para a manutenção de qualquer projeto no longo prazo. Sem saúde mental, não somos capazes de lidar nem com os mais simples dos problemas. Qualquer pequeno obstáculo pode virar uma verdadeira montanha diante de nós. Por esse, e muitos outros motivos, praticar o autocuidado é essencial.

Como você tem se tratado ultimamente? Você tem tirado um momento do seu dia para você mesmo? Você tem procurado fazer atividades que lhe tragam prazer, ou simplesmente só tem dado conta dos seus compromissos? Esses questionamentos são importantes para avaliarmos o quanto estamos nos envolvendo com o nosso trabalho, e o quanto isso pode estar sendo, ou não, saudável para nós. Estar mais ou menos envolvidos com o trabalho não é necessariamente um problema, mas como estamos lidando com os nossos sentimentos em relação a isso, e todas as nossas outras demandas sim.

O que é o autocuidado?

De acordo com o site psiquiatriapaulista.com.br, “o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar. ” Ou seja, é um conjunto de ações que podem tornar o seu dia a dia melhor, aumentando o seu nível de qualidade de vida e felicidade.

Pratique o autocuidado

Não coloque as demandas dos outros em primeiro lugar. Saiba avaliar o que é realmente competência sua e o que não é. Se algo não é de sua competência, saiba encaminhar (educadamente) para as pessoas certas. Muitas vezes os trâmites formais não são seguidos, procuramos ajudar um ou outro amigo e, por fim, acabamos nos tornando os “responsáveis” por algo. Não assuma responsabilidades de forma excessiva. Cuide-se em primeiro lugar.

Tire momentos para você

Leia algo do seu interesse, e não somente por obrigação. Pratique uma atividade que seja um Hobby para você, ainda que seja virtualmente (escrever, fazer um curso novo, ouvir uma música relaxante, conversar com alguém que lhe faça bem). Qualquer atividade que possa lhe proporcionar um pouco mais de relaxamento e qualidade de vida deve ser explorada.

Cuide da sua saúde

Cuide da sua mente e corpo. Pratique alguma atividade física de intensidade moderada. Utilize o exercício físico como uma “válvula de escape” para as situações do dia a dia, e também como um mecanismo para aumentar a sua resiliência. Quanto melhor você praticar uma atividade física, mais você se sentirá capacitado para “voar mais alto” em sua carreira.

Afaste-se de pessoas ou situações que lhe façam mal

Afaste-se, dentro das suas possibilidades, de pessoas ou situações que possam colocá-lo para baixo. Pessoas que ignoraram os seus sentimentos, que não respeitam o seu espaço e que só procuram você quando estão passando por algum problema podem ser pessoas a serem evitadas. Evite estar o lado de pessoas que tenham um perfil assim, e que possam “contaminar” você com um sentimento ruim.

Invista nos seus relacionamentos

As pessoas podem ser as suas maiores aliadas nesse processo. Invista nos seus relacionamentos, pois boas amizades podem contribuir muito para o seu bem estar e qualidade de vida. Procure estar ao lado de pessoas positivas, que falem sobre assuntos interessantes, que acrescentem algo de positivo em sua vida e que respeitem você por sua individualidade.

Pratique algum tipo de atividade relaxante

Ouça músicas relaxantes (para meditação), respire profundamente por alguns momentos, ande por lugares calmos e arejados, medite, procure diminuir o ritmo dos seus pensamentos. Vá a lugares que lhe façam bem, e procure visitar esses lugares todas as vezes que sentir necessidade de descansar.

Levante-se e mude a sua fisiologia

Levante-se, estique-se e procure respirar profundamente. Isso mudará o seu estado atual para um estado mais relaxado, e isso o fará se sentir mais confortável consigo mesmo.

Tire férias

Você tem o direito de tirar férias uma vez por ano, aproveite. Programe as suas férias com uma certa antecedência. Busque atividades que possa fazer nesse período de descanso, e que sejam relaxantes.

Lembre-se que trabalhar é muito importante, mas todo o seu trabalho pode ser feito por uma outra pessoa na sua empresa no período em que você estiver tirando as suas férias.

Finalizando

Existem, claro, muitas outras que poderiam ser compartilhadas, mas eu gostaria de deixar apenas alguns exemplos de atitudes que vocês podem tomar para aumentar o seu nível de autocuidado. Se você gostou desse post e quer bater um papo comigo, entre em contato através de em alguma da minhas redes sociais, que eu adorarei ouvi-lo e ajudá-lo em suas questões.

Gostou do conteúdo? Siga-me nas Redes Sociais:

Publicado por Caian Soares

Venho por meio deste Blog compartilhar aprendizados que pude extrair das diversas situações que vivenciei, e que certamente poderão ajudá-lo(a) a ser bem sucedido nas suas atividades, ou evitar que alguns problemas mais sérios possam acontecer.

Deixe um comentário