Terminei a faculdade, e agora? Administração, carreira e reflexões

A gente espera, durante algum tempo, que quando terminarmos a faculdade iremos ser pessoas muito bem preparadas para lidar com qualquer tipo de situação, mas a realidade não é bem essa. Quando terminamos a graduação percebemos que aquilo que se espera de nós, que sejamos pessoas preparadas para lidar com qualquer tipo de situação, não ocorre, pois precisamos aprender muito sobre inúmeras situações que ainda estão por vir. 

Quem acha que com um diploma será mais fácil se posicionar na vida e diante das outras pessoas, pode estar bem perto de sofrer uma grande desilusão. A sociedade na qual estamos inseridos nos faz pensar que um curso superior será um diferencial para nos posicionarmos diante das outras pessoas, mas o que diferencia uma pessoa hoje em dia não é, necessariamente, algum tipo de conhecimento que foi simplesmente decorado.

Claro que a teoria tem a sua importância, e em determinadas profissões ela é realmente a base para muitas coisas, mas nem sempre a teoria que nos é ensinada é suficiente para desempenharmos as nossas funções no mundo real com maestria. Em algumas profissões, a teoria e a prática se diferem tanto que é quase impossível perceber até que ponto a teoria realmente pode nos ajudar. No mundo digital em que vivemos atualmente, isso já se tornou muito mais perceptível.

A sensação após concluir uma graduação é que ainda preciso aprender muito, mas esse aprendizado não se dará apenas num ambiente universitário (longe disso). Cada vez mais o aprendizado que necessitamos está num outro ambiente, o ambiente digital. A oferta de bons cursos em plataformas digitais nunca foi tão grande e, somado a isso, as nossas experiências profissionais também podem nos proporcionar aprendizados mais interessantes do que teríamos apenas no ensino tradicional.

Quem imagina que o recebimento de um diploma delimita o momento onde uma pessoa concluiu o seu aprendizado está se enganando profundamente. O nosso aprendizado nunca chega ao fim, apenas quando deixamos de existir. Enquanto estivermos vivos, o nosso aprendizado continuará ocorrendo (inclusive das formas mais inusitadas possíveis). Manter a mente aberta e continuar aprendendo é uma questão muito mais importante do que simplesmente estudar para ganhar mais, podendo inclusive ter uma relação direta de busca de sentido e propósito na vida e no trabalho.

Formei-me em administração, poderia ser em pedagogia, história, psicologia, contabilidade, dentre outras áreas. A lógica seria a mesma para qualquer curso: é preciso concluí-lo, receber o seu diploma, porém é necessário continuar estudando e aprendendo sempre. Quem acredita que é preciso estudar somente até obter um diploma pode estar se enganando profundamente, pois a obtenção de um diploma não significa que você atingiu um nível de aprendizado profundo e definitivo, apenas um nível de aprendizado inicial e que precisa de constantes atualizações.

Está tendo dificuldades para alcançar as suas metas e objetivos? Conheça um curso muito interessante que pode ajudá-lo nesse sentido. Link logo abaixo:

https://go.hotmart.com/H86508792C

Gostou do conteúdo? Siga-me nas Redes Sociais

Publicado por Caian Soares

Venho por meio deste Blog compartilhar aprendizados que pude extrair das diversas situações que vivenciei, e que certamente poderão ajudá-lo(a) a ser bem sucedido nas suas atividades, ou evitar que alguns problemas mais sérios possam acontecer.

Deixe um comentário