Será que a aprovação num concurso público será a resolução de todos os seus problemas?
Ser aprovado num concurso público é o sonho de muitas pessoas. Existem concursos que pagam bons salários, alguns bem acima da média do mercado, e oferecem segurança aos servidores, afinal eles adquirirem estabilidade no trabalho. O que acabamos por deixar de observar, muitas vezes, é que um emprego público é um emprego comum, com regras, atribuições, atividades cotidianas e uma série de questões que precisam ser observadas antes de se prestar um determinado concurso.
1 – Área:
Um emprego público é, antes de mais nada, um emprego comum. Logo, é interessante que a sua área de atuação seja observada com bastante atenção. Assim como seria em qualquer outro lugar, a sua área de atuação exercerá grande influência na sua adaptação, no seu nível de satisfação e nas suas perspectivas de crescimento no longo prazo. Pense na sua carreira como um todo (além do concurso), não seja imediatista demais e busque aquela área onde você teria maior facilidade para adaptação.
2 – Cargo e atribuições:
Umas das coisas mais importantes ao se observar num edital são o cargo e as suas atribuições. Cada cargo possui uma série de atribuições, que podem ser mais genéricas ou específicas, de acordo com cada caso. As atribuições são as atividades que serão solicitadas a vocês cotidianamente, então é preciso observar atentamente aquilo que consta no edital, para não se sentir frustrado futuramente com aquilo que precisará ser feito no seu local de trabalho. Um concurso para gari, por exemplo, tem atribuições muito distintas de um assistente administrativo, de um administrador, de um pedagogo.
3 – Carga horária:
Embora muitos órgãos já estejam implementando a política do home office, a carga horária também é um ponto que precisa ser observado atentamente. Ainda que alguns órgãos estejam flexibilizando a jornada de trabalho, existe uma carga horária que poderá ser solicitada, conforme consta no edital. A grande maioria dos cargos são para uma jornada de 40 horas semanais, mas alguns podem ser para 36h (escala), 30h, 24h (escala), 20h, 16h. Esse detalhe pode influenciar na sua decisão, principalmente se você residir num local distante do seu ambiente de trabalho.
4 – Salário:
Nem todos os cargos no setor público pagam bons salários, e isso é uma realidade. Muito se fala daqueles poucos concursos que pagam salários muito acima da média do mercado, mas esses não são a regra e costumam demorar alguns anos para surgirem. São possíveis, claro, mas não surgem a todo momento. Enquanto os melhores concursos não surgem, é possível aproveitar os menores, almejar cargos mais acessíveis, até que seja possível conquistar o seu cargo de maior interesse.
5 – Distância:
Ao contrário de uma vaga no mercado privado, um concurso público não costuma surgir, com frequência, para a localidade onde moramos. É comum que bons concursos públicos surjam em localidades bem distantes, então estar disposto a se mudar pode ajudar bastante nesse processo.
6 – Adaptação:
Será que todo mundo tem perfil para trabalhar no serviço público? Nem todo mundo irá se acostumar com a ideia de ter um emprego formal, com atividades repetitivas e uma lotação normalmente fixa. Analisar processos, encaminhá-los, lidar com sistemas pouco intuitivos, atribuições mal distribuídas, ambientes pouco estimulantes, questões burocráticas, questões políticas, colegas de trabalho e chefias despreparadas, tudo isso pode fazer parte da sua rotina dentro do serviço público.
7 – Estabilidade:
Assim como em qualquer outra atividade, o serviço público tem os seus pontos positivos e negativos. Dentre os positivos existe a estabilidade, ou seja, a segurança de não ser mandado embora com facilidade. Essa característica pode ser vista tanto como um ponto positivo quanto negativo, pois assim como não se é possível ser demitido com facilidade, também não é possível ser promovido em hipótese alguma na sua instituição (a não ser que outro concurso público seja realizado).
8 – Sentido no trabalho:
Esse é um detalhe que precisa ser pensado a parte da remuneração. Você pode ganhar muito bem e sentir que o seu trabalho não faz sentido. Normalmente as pessoas fazem um concurso pensando na remuneração e benefícios, porém não pensam no que vão fazer após a aprovação. Olhar para dentro de si, nesse momento, em busca de determinadas respostas por ser necessário. Será que vou me sentir útil nesse cargo? Será que vou me sentir motivado para realizar as minhas atividades? Será que vou poder desempenhar as atividades que mais prezo nesse cargo ou nessa área? As respostas para essas perguntas poderão dizer se você está no caminho correto ou não.
Está tendo dificuldades para alcançar as suas metas e objetivos? Conheça um curso muito interessante que pode ajudá-lo nesse sentido. Link logo abaixo:
https://go.hotmart.com/H86508792C
Conclusão:
De uma forma muito resumida, esses são alguns itens que precisam ser observados antes de se prestar um concurso público. Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, trabalhar no setor público não é para qualquer pessoa. É necessário algum nível de adaptação, um certo planejamento para crescer na carreira (afinal não há promoção entre cargos dentro do serviço público) e uma boa dose de resiliência para lidar com questões atípicas e burocráticas com alguma frequência.
Obrigado por ter permanecido até aqui! Caso queira acompanhar minhas postagens futuramente, acompanhe-me também nas redes sociais (logo abaixo). Um abraço!