O lado negativo do Serviço Público | O que os cursinhos não contam sobre o Serviço Público

Sim, o Serviço Público não é um mar de rosas. Ao contrário do que você possa imaginar, não existe uma tremenda realização no Serviço Público após a sua aprovação. O que existe é uma carreira estável, previsível e monótona. Mas calma que nem todos os pontos são negativos!

Quando começamos num novo projeto profissional, geralmente iniciamos essa jornada muito empolgados e com muitas expectativas em relação ao futuro. Em relação ao Serviço Público não é muito diferente. Normalmente associamos a nossa aprovação num concurso público como uma etapa de nossas vidas onde atingimos um objetivo e vamos, finalmente, começar a usufruir um pouco melhor do nosso presente, tendo mais segurança e previsibilidade para planejar as nossas vidas.

De fato, isso é uma verdade. Quando passamos num concurso público, passamos a ter uma remuneração fixa, uma rotina onde não há grande pressão por produtividade, e diversos benefícios que podem incentivar muitos candidatos a estudarem para os concursos. Porém, nem todos os concursos possuem as mesmas faixas remuneratórias, os mesmos benefícios, os mesmos incentivos, o que já nos faz perceber que nem todos os concursos podem realmente impactar as nossas vidas.

A realidade é que tudo depende de muitos fatores. Se você, por exemplo, é aquele tipo de pessoa que sonha em entrar numa empresa e crescer nela através do seu empenho, gerando valor, contribuindo com as pessoas ao seu redor e obtendo promoções através do seu trabalho, isso não vai acontecer no Serviço Público. Nele, não há nenhuma possibilidade de crescimento através do seu trabalho ou produtividade, o que leva muitos funcionários e se sentirem desmotivados com o tempo.

Como não há uma perspectiva de crescimento no seu órgão, não existe muita motivação para você se empenhar, para você dar o seu melhor, e ainda que você queira fazer isso provavelmente toda a burocracia que envolve o Serviço Público irá desmotivá-lo a fazer qualquer tipo de inovação. A pessoa criativa, inovadora, irá se ver num ambiente onde quase nada pode ser feito (a não ser o que a lei permite ou obrigue), então com o tempo toda a sua criatividade será reprimida, desperdiçada.

Não há nenhuma perspectiva de crescimento. Logo, o emprego que você conquistar será o mesmo até que você se aposente ou saia dele para exercer uma outra atividade em outro lugar. Por esse motivo, é perfeitamente possível ver excelentes profissionais nos mesmos cargos por muitos anos, desmotivados por não perceberem nenhuma possibilidade de crescimento dentro do mesmo órgão.

Estagnação

Uma coisa é certa: você vai estagnar. Isso é inegociável dentro do Serviço Público. A estabilidade é acompanhada pela estagnação em todos os cargos públicos. A única diferença é onde você vai estagnar dentro do Serviço Público (num cargo considerado baixo ou num cargo considerado alto). Para quem está num cargo baixo, a opção é buscar um outro concurso público. Para quem está num cargo alto, a opção é buscar uma opção ainda melhor no Serviço Público ou se acomodar nesse cargo.

Desmotivação

Dentro do Serviço Público existem diversas questões que não dependem apenas do seu esforço, da sua contribuição, ou até da sua conduta. Existem muitas questões que estão além da sua zona de influência e que não podem ser modificadas, por mais que você entenda que não deveriam ser assim. Ainda que você seja um profissional dedicado, isso não o levará a ter uma ascensão mais rápida a outros cargos (como ocorre numa empresa privada, por exemplo), porque a estrutura do Serviço Público não permite nenhum tipo de promoção ou ascensão dentro do órgão onde já se trabalha.

A única possibilidade real de “promoção” dentro do Serviço Público é a aprovação num outro concurso público para um cargo superior, sendo essa disputa realizada com candidatos de todos os lugares, principalmente de fora da instituição. A sua experiência, aquilo que você realizou e o seu tempo de trabalho dentro da instituição não contam para a sua efetiva “promoção”, apenas o seu conhecimento (que precisa ser avaliado novamente num outro exame, aberto a todos os demais candidatos).

É uma estrutura que não beneficia em quase nada aqueles que já estão dentro da “empresa”, pois esses não encontram meios para crescerem dentro dela. Logo, é perfeitamente possível ver excelentes profissionais muito desmotivados por não perceberem uma possibilidade de crescimento através do seu trabalho. Para quem gosta de trabalhar e pensa em crescer através do seu esforço, isso pode se tornar um grande obstáculo, pois nada que você fizer mudará esse tipo de estrutura.

Mudanças

Mudanças não são vistas com bons olhos. Quanto mais tempo um servidor permanece no setor público, mais resistente ele costuma ficar a mudanças. Além disso, a própria estrutura da “empresa” não incentiva os funcionários a se qualificarem, apenas a se manterem nas mesmas ocupações fazendo as mesmas atividades de sempre, exatamente da mesma forma como aprenderam antes.

Aprendizado

O aprendizado dentro do Serviço Público é mínimo. Diferente do que seria numa empresa ou instituição privada, onde há mais espaço para melhorias e aprendizados, não há muito espaço para mudanças dentro no Serviço Público, mesmo que elas sejam para melhorar a qualidade do trabalho.

Serviço Público x Privado

É possível perceber uma grande diferença na natureza das atividades públicas e privadas. Quem ingressa no setor público adquire estabilidade (algo que não existe no setor privado), porém quanto mais tempo permanece no setor público, mais desalinhado fica em relação as demandas do mercado. É como se estivesse fora do mercado, mesmo que trabalhando, tamanha a distinção das atividades.

Incentivo à Produtividade

O incentivo a produtividade é mínimo, tamanha a burocracia das atividades. Geralmente não existem “recompensas” por produtividade, ou seja, um funcionário mais produtivo ganha o mesmo que um improdutivo. Logo, ainda que um funcionário seja muito proativo e procure sempre fazer o seu melhor, com o tempo ele se sentirá desmotivado e procurará uma nova oportunidade em outro lugar.

Burocracia

A Burocracia do setor público é capaz de detonar a iniciativa e a criatividade de qualquer pessoa. A iniciativa ou proatividade, tão valorizadas no setor privado, tem a sua importância no setor público, mas não surtem os mesmos efeitos. Existem muitas questões burocráticas no setor público que impedem qualquer pessoa de mudar padrões, modificar rotinas, implementar melhorias ou gerar mudanças no seu ambiente.

Qualquer mudança demora muito para acontecer, precisa de uma série procedimentos, formulários, documentos, autorizações. Possivelmente, quando a sua demanda for atendida você nem mesmo estará mais interessado no assunto. É perfeitamente possível que uma solicitação demore tanto tempo para ser atendida que, quando for, você nem mesmo estará mais no local onde a mesma foi realizada. Se depender da comunicação entre órgãos diferentes, a situação pode demorar ainda mais.

Corrupção e irregularidades

O setor público é um ambiente onde você pode se deparar com o pior do que há no ser humano. A corrupção está espalhada por todo o país, principalmente em ambientes onde há uma maior inclinação para a política ou disputas de poder. Além dessa, muitas podem ser as irregularidades encontradas no setor público. Favorecimentos, desvios de função, funcionários ausentes, funcionários totalmente despreparados e sem receber treinamento, falta de pessoal no quadro de funcionários, chefes despreparados e sem capacidade alguma para dialogar são alguns exemplos de situações possíveis no setor público.

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/quase-60-dos-servidores-federais-ja-presenciaram-corrupcao-diz-banco-mundial/

Está tendo dificuldades para alcançar as suas metas e objetivos? Conheça um curso muito interessante que pode ajudá-lo nesse sentido. Link logo abaixo:

https://go.hotmart.com/H86508792C

Resumo

Não se iluda, trabalhar no setor público não é esse mar de rosas que os cursinhos contam. Claro que existem muitos benefícios ao se trabalhar no setor público, mas toda decisão que envolve a sua vida ou carreira precisa ser muito bem ponderada (pontos positivos e negativos). Cada escolha possui alguma(s) renúncia(s) e somente através do autoconhecimento e uma orientação adequada é possível tomar uma decisão mais assertiva em relação a essa área tão importante da sua vida: a sua carreira.

Se formos seguir o padrão de pensamento da maioria das pessoas, vamos chegar exatamente nos mesmos lugares que essas pessoas chegaram ou vão chegar. A maioria das pessoas não sabem nem o que é melhor para elas, como irão saber o que é melhor para a gente? Faça as suas pesquisas, analise os detalhes calmamente e decida qual será a melhor alternativa para você, sem depender da influência ou validação de pessoas que mal conhecem você, os seus gostos ou habilidades.

Publicado por Caian Soares

Venho por meio deste Blog compartilhar aprendizados que pude extrair das diversas situações que vivenciei, e que certamente poderão ajudá-lo(a) a ser bem sucedido nas suas atividades, ou evitar que alguns problemas mais sérios possam acontecer.

Deixe um comentário