Nada tem maior influência sobre nós do que o ambiente no qual estamos inseridos
Algo que realmente pode nos influenciar é o ambiente onde estamos inseridos. Ainda que você seja um indivíduo brilhante, se estiver cercado de pessoas sombrias isso certamente ofuscará a sua luz. Por mais que você seja uma pessoa resiliente, em algum momento a influência do ambiente irá se sobressair. Quantos desistiram dos seus sonhos pela influência negativa de outras pessoas? Por mais que você seja uma pessoa forte, capaz de suportar situações muito difíceis em sua vida, possivelmente não suportará a influência negativa de um ambiente tóxico por muito tempo.
Erra quem acredita que é capaz de suportar tudo sozinho. Ninguém é capaz de atender demandas que deveriam ser distribuídas por um número significativamente maior de pessoas sempre. Um dia atípico, tudo bem, mas o tempo massacra a saúde de quem não pode contar com a ajuda de outras pessoas por semanas, meses ou anos. Nem o indivíduo mais resiliente consegue suportar demandas que deveriam ser distribuídas por um número significativamente maior de pessoas por muito tempo. Esse conceito pode ser aplicado a uma equipe, uma organização ou uma estrutura familiar.
Nem tudo depende apenas do seu esforço. Estar num ambiente favorável pode ajudar tanto quanto estar num ambiente desfavorável pode atrapalhar. Ambientes onde as pessoas não pensam em conjunto, onde os interesses individuais prevalecem sobre o coletivo, são extremamente propícios ao conflito, desavenças e ao desgaste desnecessário dos relacionamentos. Onde não há o respeito pela opinião e o pensamento do outro, dificilmente haverá espaço para o bom convívio e o aprendizado.
Uma única pessoa não é capaz de mudar toda a cultura de uma organização, então é sempre desejável antecipar-se ao ambiente. Qual o tipo de ambiente que você deseja frequentar? Um ambiente mais formal ou descontraído? Um ambiente onde há mais segurança / estabilidade, ou um ambiente onde há mais competição / possibilidades de crescimento? Ambientes distintos promovem possibilidades distintas. Escolher um ambiente que seja mais favorável às suas preferências poderá influenciar diretamente nos seus resultados e livrá-lo de muitas dores de cabeça futuramente.
Qual a influência do ambiente sobre nós?
O ambiente tem tanta influência sobre nós que ele sozinho pode ser o maior facilitador ou o maior obstáculo na vida de quem quer prosperar profissionalmente. Quem está constantemente cercado pela miséria dificilmente acreditará em si mesmo e na possibilidade do êxito. Culpa da sua mentalidade? Claro que não! Afinal, as condições são tão precárias que a pessoa nem mesmo terá condições de pensar em algo que não seja a sua própria sobrevivência. Num ambiente distinto, porém, tendo as referências adequadas e as oportunidades corretas, isso certamente seria diferente.
O efeito perturbador que um ambiente com poucas referências positivas pode causar não pode ser mensurado, mas certamente pode ser devastador do ponto de vista psicológico e sobre as crenças daquilo que pode ou não ser alcançado. Trazendo um pouco mais para a nossa realidade, estar rodeado de pessoas ou situações que não nos inspiram, que não colaboram com o nosso crescimento, provavelmente influenciará negativamente a nossa motivação, satisfação e produtividade diárias.
Escolhendo bem o seu ambiente
Podemos influenciar o ambiente que frequentamos, mas não podemos mudar as pessoas. Para que possamos manter a nossa saúde mental em dia, ou o mais próximo disso possível, é fundamental que nos afastemos de pessoas ou ambientes que possam nos causar algum mal de forma recorrente. Quando alguém repete uma ação que nos incomoda e isso claramente demonstra a sua falta de respeito ou empatia conosco, o melhor a ser feito é nos afastarmos dessa pessoa ou ambiente tóxico.
Existem pessoas que não mudam por nada, e não é o nosso dever mudar ninguém. Quando estamos diante de uma situação onde não temos influência, o mais adequado é reconhecermos essa limitação e buscarmos um ambiente diferente, onde as pessoas nos respeitem e acolham.
Pessoas que nos desestimulam
Não tente estimular uma pessoa que não quer mudar. Ao tentar elevar uma pessoa de degrau, é muito mais fácil você cair do que levantar outra pessoa que não quer mudar. A facilidade que uma pessoa tem ao puxar outra para baixo é muito maior que a dificuldade que uma teria para levantá-la de um determinado lugar. Alguém que não quer ser ajudado não pesa quilos, mas toneladas. Se você insiste em pessoas que não querem melhorar, que não aceitam sugestões, que não demonstram interesse em realizar algum movimento construtivo e apenas querem causar problemas, o erro será só seu.
Pense, o que é mais fácil? Alguém por todo o seu peso para baixo, tentando trazê-lo para o seu nível, ou você levantar alguém, com todo o seu peso, de um nível que está logo abaixo? Obviamente, é muito mais fácil você descer de nível do que trazer uma outra pessoa para um nível logo acima. Claro que essa metáfora não cabe aos casos onde alguém está passando por situações atípicas (problemas de saúde, familiares, financeiros, dentre outros), mas aqueles onde, de forma recorrente, alguém se faz de vítima para atrair atenção para si, apenas para obter algum tipo de ganhos secundário.
Pessoas que tenham objetivos em comum
Nada melhor do que andar com pessoas que tenham objetivos em comum conosco. Ter objetivos em comum, estar num mesmo momento, estar na mesma vibe, trilhar o mesmo caminho, todas essas são formas diferentes de se dizer as mesmas coisas. Pessoas que tem objetivos em comum, que se ajudam mutuamente, tem muito mais poder. Quando nos juntamos com pessoas que possuem a mesma intenção, a mesma visão, a mesma energia, as coisas fluem com uma facilidade e uma velocidade muito maior (algo que não ocorre quando estamos com pessoas numa “vibe” diferente).
Portanto, nada é mais importante do que se cercar de pessoas que estejam com os mesmos objetivos que você. Pessoas que possuem objetivos em comum vão dar ideias criativas, encontrar soluções para problemas em comum, algo que não ocorre quando estamos próximos as pessoas que não possuem as mesmas intenções. Aproxime-se de pessoas que tenham as mesmas intenções que você, assim os seus sonhos (ou projetos) irão se realizar com muito mais facilidade e velocidade.
Obrigado por ter permanecido até aqui! Caso queira acompanhar minhas postagens futuramente, acompanhe-me também nas redes sociais (logo abaixo). Um abraço!