Por que não devemos confiar em ninguém?

Viver no Brasil é extremamente complicado. Pouquíssimas pessoas são esclarecidas o suficiente para dar bons conselhos. Não é a toa que ouvimos sempre que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia! Esse post é para falar um pouco sobre a nossa busca pela verdade.

Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia! Essa frase faz total sentido em vários aspectos. Quem são aqueles que nos orientam? Seriam pessoas esclarecidas? Seriam essas pessoas exemplos (modelos) a serem seguidos? Quais são os conselhos que recebemos? Seriam esses bons conselhos, realmente? Essas são algumas perguntas que devemos nos fazer, regularmente, quando recebemos conselhos de pessoas que insistem em nos dizer que um ou outro caminho é o melhor para a gente.

A verdade é que a cada decisão “errada” que tomamos em vida perdemos um tempo considerável, que muitas vezes não poderá ser recuperado. Se formos analisar friamente, todo tempo investido em um projeto que não foi para frente, um emprego que não agregou experiência ou um negócio que não aconteceu como o esperado, foi um tempo perdido. Porém, a cada erro que cometemos aprendemos onde não devemos mais errar e, se formos levar isso em consideração, saberemos exatamente onde não devemos mais errar futuramente (o que é uma vantagem em relação aos outros que ainda não passaram pelos mesmos caminhos e, portanto, não cometeram os mesmos erros).

Se cometemos os mesmos erros regularmente e não aprendemos, cairemos sempre nas mesmas “armadilhas”, logo temos que aprender com os nossos erros e procurar não cometê-los novamente. As vezes acontece, mas o ideal é não cometermos os mesmos erros de forma repetitiva. Se uma coisa não foi boa para você num determinado momento, não pense que isso mudará no futuro. Pode até mudar, mas na grande maioria dos casos isso não acontecerá. As pessoas tendem a repetir os mesmos erros continuamente e os ambientes não costumam mudar apenas porque não nos encaixamos neles.

Muitas pessoas repetem os mesmos erros por longos períodos de tempo, tornando-se “escravos” daquilo que não dominam. Pode ser um vício (como o jogo ou a bebida), um determinado tipo de relacionamento, uma dependência financeira em relação a um emprego, etc. O fato é que a maioria das pessoas não dominam os seus próprios “vícios”, mas tem o costume de querer opinar sobre a vida dos outros, como se tivessem os melhores conselhos. Ouvir conselhos de pessoas ignorantes num assunto pode colocar você em situações difíceis, portanto tenha cuidado ao ouvir conselhos de pessoas que não dominam realmente um assunto.

Se precisa de conselhos sobre prosperidade, procure uma pessoa próspera; Se precisa de conselhos sobre saúde, procure uma pessoa saudável (de preferência, um profissional da área); Se precisa de conselhos sobre relacionamentos, procure uma pessoa com experiência no assunto (de preferência, um profissional); Não saia por aí colhendo conselhos de pessoas que nem sabem do que estão falando, pois isso levará você para o mesmo lugar que essas pessoas ocupam. Se está com um problema, procure um profissional da área e não uma pessoa qualquer. As vezes, a falta de uma informação é tudo que precisamos para entrar num grande problema futuramente.

Não é a toa que grandes líderes e pessoas de sucesso tem um hábito em comum: eles costumam ser leitores ávidos. A maioria das pessoas de sucesso possuem o hábito da leitura. Elas sabem a importância da informação e o quanto a ignorância pode lhes custar, então elas estão sempre em busca da aquisição de novos conhecimentos. A informação certa no momento certo pode nos livrar de grandes problemas, assim como nos fazer ganhar muito tempo. Inúmeras pessoas passam a vida inteira presas em determinados ciclos justamente por não dominarem algum tipo de habilidade ou conhecimento, e o preço a se pagar por isso costuma ser muito alto (o nosso tempo).

Para evitar que situações como essas aconteçam, temos que desconfiar de tudo e de todos. As vezes, até as pessoas que amamos vão nos passar informações erradas e isso vai nos prejudicar, mesmo que essa não tenha sido a intenção delas. A falta de uma informação pode representar a diferença entre o sucesso ou o fracasso em diversas ocasiões na sua vida. Em todos os casos, duvide. Não aposte todas as suas fichas em algo apenas porque uma pessoa querida ou conhecida disse uma coisa positiva sobre isso. Pesquise mais, antecipe-se, busque as informações cabíveis para cada momento da sua vida, pois somente isso poderá evitar que você entre em inúmeras “furadas” na sua vida.

Evite conselhos de pessoas que não acompanham diariamente a sua jornada, assim como dicas rápidas e superficiais, que não levam em consideração as suas particularidades. Qualquer tipo de comparação também tem o poder de afetar muito a sua autoestima, então evite qualquer tipo de comparação. A sua jornada é única, e muitas vezes as pessoas ao seu redor não terão condições de ajudá-lo, pois estarão preocupadas e envolvidas demais com os seus próprios problemas. Logo, evite tomar qualquer tipo de decisão baseada em achismos ou sugestões de pessoas que não entendem do que estão falando, pois isso poderá ser muito prejudicial para a sua vida pessoal ou profissional.

Obrigado por ter permanecido até aqui! Caso queira acompanhar minhas postagens futuramente, acompanhe-me também nas redes sociais (logo abaixo). Um abraço!

Publicado por Caian Soares

Venho por meio deste Blog compartilhar aprendizados que pude extrair das diversas situações que vivenciei, e que certamente poderão ajudá-lo(a) a ser bem sucedido nas suas atividades, ou evitar que alguns problemas mais sérios possam acontecer.

Deixe um comentário